Clínica Geral

· 3 min read
Clínica Geral

Quando o adulto precisar de um especialista, o clínico recomendará o melhor especialista para cada caso. Policonsultas tem uma equipe de profissionais preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. É muito importante que as pessoas cuidem de sua saúde fazendo “check ups” regulares.  https://blogfreely.net/slimegrass29/e-agora-medico-da-familia-ou-clinico-geral  de ter diversas funções e estar apto a cuidar do paciente como um todo, o clínico geral é um médico voltado apenas para os adultos – enquanto o médico pediatria é responsável pelos cuidados com as crianças, e o médico geriatra pelos idosos. Caso o paciente possua doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ou fatores de risco para alguma doença, recomenda-se perguntar ao médico quanto à frequência dos exames. São exemplos de  exames simples que, no entanto, necessitam da assinatura de um profissional certificado para serem realizados.

  • O clínico geral é o médico que não fez cursos de especialização, e pode trabalhar em pronto-atendimentos ou Unidades Básicas de Saúde .
  • Com MBA de gestão em saúde pela Fundação Getulio Vargas , como Gestor Médico atuou como superintendente médico do SalomãoZoppi Diagnósticos e atualmente é Diretor Médico da GlobalMed.
  • A consulta com clínico geral deve ser feita principalmente quando não há indícios sobre as causas de um problema.



Além disso, o paciente que se consulta com o clínico médico pode tratar mais de um caso de saúde ao mesmo tempo. O clínico geral tem mais contato com a pessoa do paciente, e o oberva diretamente e o escuta mais e melhor. Não depende apenas de exames, não se prende só aos últimos sintomas, mas procura identificar qual é o detonador das doenças eventualmente apontadas pelos especialistas. É um âncora, principalmente em um meio onde aumenta a automedicação e a atitude hipocondríaca.

Auxilia Em Organizações Fora Da Área Da Saúde


Na Clínica Tibiriçá você encontra médicos Clínicos Gerais para te atender e cuidar da sua saúde. Por meio disso é possível que o médico peça exames laboratoriais ou de imagem para que o estudo do caso clínico possa ser realizado. A residência em Clínica Médica tem duração de dois anos, mas se o residente optar por alguma subespecialidade clínica - que não seja neurologia ou dermatologia - pode fazer mais um ano.

Todo Médico É Um Clínico Geral?


Ao terminar a graduação de medicina, o Clínico optou por fazer residência médica. Após a residência, ele pode continuar estudando para obter outras especialidades ou  atuar como clínico, acompanhando pacientes, prescrevendo tratamentos e realizando exames e diagnósticos. Um bom médico clínico pode diagnosticar e tratar mais de 80% dos problemas de saúdes mais comuns – os dados são da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Esse profissional pode fazer diagnósticos, pedir exames, realizar cirurgias e prescrever medicamentos.



Ambos são muito bons nas suas áreas de atuação e isso não significa que um seja melhor do que o outro. Mas você sabia que existe uma outra especialidade que é ainda melhor para uma consulta inicial? Quando estamos com um sintoma que não seja um caso de urgência, podemos contar com o Médico de Família, uma especialidade relativamente nova, que vem ganhando mais destaque pelo seu crescimento nos últimos 15 anos. É comum que esse profissional cuide da saúde de idosos e pessoas com limitações, exatamente por dominar todas as áreas da saúde e dessa forma diminuir a necessidade de locomoção e gastos que essas pessoas teriam.