Tipos De Residência Médica: Descubra Quais São E Como Escolher!

· 3 min read
Tipos De Residência Médica: Descubra Quais São E Como Escolher!

rinoplastia Valença  em 100 questões de múltipla escolha ; já a segunda fase é composta pela prova prática e pela entrevista . Disponibilizamos quase 2 mil horas de videoaulas gravadas, mais de 34 mil páginas de livros e 83 mil questões de provas para garantir que nossos alunos tenham sempre os materiais mais atualizados e completos. Com uma equipe especializada, que respeita as particularidades de  cada aluno, e um ensino de qualidade, chegamos a marca de 87,7% de aprovação junto com os nossos alunos.

  • O local onde você irá fazer residência médica é tão importante quanto a definição da própria especialidade, já que muitos médicos desistem de suas residências porque a especialidade ou a instituição não são exatamente aquilo que esperavam.
  • Essa prova é parecida com o sistema que funciona no Enem aqui no Brasil.
  • As inscrições para o processo seletivo deverão ser efetuadas até04 de novembro de 2022, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição.
  • Todavia, estes profissionais não são impedidos de exercer a profissão.
  • Esses cuidados incluem músculos, ossos, tendões e ligamentos, além dos nervos.


A residência em Clínica Médica tem duração de dois anos, mas se o residente optar por alguma subespecialidade clínica - que não seja neurologia ou dermatologia - pode fazer mais um ano. Sendo assim, pode atuar em diversos cenários que incluam a prática ambulatorial, as emergências médicas e os pacientes hospitalizados. Normalmente a carga horária corresponde a 60 horas semanais e os estágios duram cerca de um ou dois meses. Nos dois anos de residência, os residentes rodam por especialidades como cardiologia, nefrologia, geriatria e oncologia. Pode ser descrita como uma versão da clínica médica, mas voltada para a criança.



Residência Médica Na Espanha


Ao todo, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo conta com 54 programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. A UFRJ foi fundada em 1920 e de acordo com dados de 2020 do Webometrics Ranking of World Universities, ela foi considerada a melhor universidade do Brasil e a segunda melhor Universidade da América Latina. A escolha da instituição fará toda a diferença na inserção do profissional no mercado de trabalho e na qualidade da Residência Médica. Localizado próximo da comunidade do Mandaqui, na Zona Norte, o Hospital do Mandaqui recebe a maior parte dos atendimentos dessa região. Esse foi, inclusive, o primeiro hospital governamental especializado em tuberculose, dando início à toda rede de hospitais de tuberculose do governo de SP. A residência em Clínica Médica do Hospital Santa Marcelina é BEM tradicional e muito desejada.

Sobre O Programa De Residência Médica Do Hospital Santa Casa De Misericórdia De Vitória (hscmv)


Vale destacar que existem alguns tipos de residência médica, e isso depende das exigências de pré-requisitos para ingressar. Dessa forma, uma residência que não exige pré-requisito é chamada de R1, como é o caso da clínica médica. Porém, a Cardiologia, por exemplo, exige uma residência anterior em Clínica. Se você realizou o curso de Medicina e, durante a graduação, fez várias atividades extracurriculares na área da cirurgia geral, por exemplo, isso não quer dizer que você se forma como um cirurgião. A residência médica é, na verdade, uma forma de se especializar em alguma área. Isso porque, quando um estudante termina o curso de graduação em  Medicina, ele está formado como médico, mas não tem nenhuma especialidade definida ainda.

Não é à toa que a residência médica em Cardiologia exige a conclusão da residência em Clínica. Ou seja, você só pode prestar esse processo seletivo após concluir essa primeira especialidade. A residência médica pode ser um passo muito importante da sua carreira em Medicina.